domingo, 20 de outubro de 2013

Dahhhhh!! Viagens!

Desde há 2 anos que estou em Mocambique que tenho a ideia de que, aqui, nada é o que dizem ser! A economia moçambicana diz-se estar num crescimento acentuado desde 2010, mas, depois de viver neste pais há 2 anos e com todas as incongruencias que tenho assistido só posso concluir que é tudo mentira! Não é possível que num pais sem rei nem roque onde os agentes económicos são quase todos informais, onde os mercados de maior dimensão são completamente dominados pela corrupção e pelo compadrio exista sequer forma para ter dados não enviesados para se obter estes resultados quase milagrosos. Mocambique continua na cauda dos paises africanos no que se refere a pobresa as desigualdades e todos os anos desce consideravelmente no relatório "doing business" dos países para a realização de negócios.
Já conheci algumas províncias e a minha opinião mantém-se, Mocambique é Maputo, tudo o resto sao buracos onde nada acontece e o que acontece é resultado de algum interesse nos recursos naturais que acabarão em ultima instância por fazer ressaltar o pais para mais uma guerra como é apanágio da maioria dos países onde a democracia não é mais que uma miragem.
Hoje estou de partida para outra província, desta uma das que o tal investimento apenas pelos recursos naturais é uma presente. Vou Verificar se efectivamente os milhões de pseudo investimento se espalhou pela economia local, se o povo esta a beneficiar de algum do lucro tirado debaixo dos seus próprios pés da sua própria terra lhes aumentou a qualidade de vida.
Para já, to be our not to be...... Not to be!
Sent from my BlackBerry® smartphone

Sem comentários:

Enviar um comentário