sexta-feira, 22 de junho de 2012

Maputo/Lourenço Marques…

Já pensaram nisto?

Maputo é uma cidade repleta de Simbologia. Maputo é a cidade das Acácias, as ruas enchem-se destas Árvores, nunca consegui encontrar uma explicação para este facto. A Acácia é uma Árvore simbólica e está presente, por exemplo, no símbolo do Estado Norte-americano, o seu significado aqui em Maputo, não sei explicar.

Aqui o tempo parece não ter passado pela maioria das ruas e edifícios, muitos deles, ainda que completamente envelhecidos e deteriorados pela acção do tempo e a falta de manutenção, apresentam ainda sinais muito claros de que seria necessária a presença de uma sociedade com um conhecimento aprofundado das técnicas de construção e engenharia para que tenha sido possível a sua construção.

A ideia com que fico quando leio algum livro antigo, que vou comprando, sempre que posso, pelas ruas, sim porque aqui tudo se compra na rua, ou passeando por elas, é de que estou a olhar para um passado onde viveu uma sociedade antiga muito desenvolvida, como se de uma Antárctida se tratasse. Preciso de ler um bom bocado da história da cidade para conseguir entender o que por aqui se passou no passado.

Os edifícios datam, na sua maioria, do tempo colonial e são de uma magnificência modernista que dificilmente veríamos em Portugal, contemporaneamente falando. Tenho a clara sensação de que se mudaram para aqui todos aqueles que, por não poderem ser livres na capital do país, aqui criaram uma sociedade com muita qualidade, rica culturalmente e provavelmente elitista, aliás isso nota-se até na forma cuidada e polida dos moçambicanos mais velhos. Ainda que hoje vejamos a língua Portuguesa muito mal tratada, mesmo em documentos oficiais, a verdade é que já li coisas escritas por Moçambicanos do século passado, e até do tempo da guerra colonial, simplesmente brilhantes e magnificamente bem estritas.

Bem definitivamente algo se passou por aqui, com gente muito bem formada para que esta cidade esteja desenhada e organizada forma que está.

Vou tentar saber mais e depois conto!

Sem comentários:

Enviar um comentário